Arbitragem squeezes lucro da ineficiência do mercado
Arbitragem Squeezes lucro da ineficiência do mercado
A hipótese de mercado eficiente afirma que os mercados financeiros são "eficientemente informativos", na medida em que os preços dos ativos negociados refletem todas as informações conhecidas a qualquer momento. Mas se isso é verdade, então por que os preços variam de dia para dia, apesar de nenhuma nova informação fundamental? A resposta envolve um aspecto que é comumente esquecido entre os comerciantes individuais: a liquidez.
Muitos grandes negócios institucionais ao longo do dia não têm nada a ver com informações e tudo a ver com a liquidez. Investidores que se sentem overexposed agressivamente hedge ou liquidar posições, o que vai acabar afetando o preço. Estes demandantes de liquidez estão frequentemente dispostos a pagar um preço para sair de suas posições, o que pode resultar em um lucro para os provedores de liquidez. Essa capacidade de lucrar com informações parece contradizer a hipótese de mercado eficiente, mas constitui a base da arbitragem estatística.
A arbitragem estatística tem como objetivo capitalizar a relação entre preço e liquidez e trabalha aproveitando o mispricing estatístico de um ou mais ativos com base no valor esperado dos ativos gerados a partir de um modelo estatístico. Leia mais para saber mais sobre este modelo e como ele funciona.
Origens da Arbitragem Estatística
A arbitragem estatística originou-se na década de 1980 da demanda de hedge criada pelas operações de negociação de blocos de ações da Morgan Stanley. Morgan Stanley foi capaz de evitar penalidades de preços associado com grandes compras bloco comprando ações em ações estreitamente correlacionadas como uma proteção contra a sua posição. Por exemplo, se a empresa adquiriu um grande bloco de ações, seria curto um estoque estreitamente correlacionado para se proteger contra quaisquer grandes recessões no mercado. Isso efetivamente eliminado quaisquer riscos de mercado, enquanto a empresa procurou colocar o estoque que tinha comprado em uma transação de bloco.
Os comerciantes logo começaram a pensar nesses pares não como um bloco a ser executado e seu hedge, mas sim dois lados de uma estratégia de negociação visando a obtenção de lucros ao invés de simplesmente hedging. Essas negociações de par evoluíram para várias outras estratégias visando tirar vantagem das diferenças estatísticas nos preços de títulos devido à liquidez, à volatilidade, ao risco ou a outros fatores. Classificamos agora estas estratégias como arbitragem estatística.
Tipos de Arbitragem Estatística
Existem muitos tipos de arbitragem estatística criados para tirar proveito de vários tipos diferentes de oportunidades. Enquanto alguns tipos foram eliminados por um mercado mais eficiente, existem várias outras oportunidades que surgiram para tomar seu lugar.
Arbitragem de risco
A arbitragem de risco é uma forma de arbitragem estatística que busca lucrar com situações de fusão. Os árbitros de fusão (como os investidores são chamados) comprar ações no alvo e (se for uma transação de ações) simultaneamente shorts o estoque do adquirente. O resultado é um lucro realizado a partir da diferença entre o preço de compra e o preço de mercado.
Ao contrário da arbitragem estatística tradicional, a arbitragem de risco envolve assumir alguns riscos. O maior risco é que a fusão vai cair e as ações do alvo cairão para seus níveis anteriores à fusão. Outro risco lida com o valor temporal do dinheiro investido - fusões que levam muito tempo para passar por podem comer em retornos anuais dos investidores.
A chave para o sucesso na arbitragem de risco é determinar a probabilidade e a oportunidade da fusão e comparar isso com a diferença de preço entre o estoque alvo e a oferta de compra. Alguns arbitradores de risco começaram a especular sobre metas de aquisição também, o que pode levar a lucros substancialmente maiores com risco igualmente maior.
Volatilidade Arbitragem
Arbitragem de volatilidade é um tipo popular de arbitragem estatística que se concentra em tirar proveito das diferenças entre a volatilidade implícita de uma opção e uma previsão da volatilidade realizada no futuro em uma carteira delta neutra. Essencialmente, arbitradores de volatilidade estão especulando sobre a volatilidade do subjacente ao invés de fazer uma aposta direcional sobre o preço do título subjacente.
A chave para esta estratégia é prever com precisão a volatilidade futura, que pode se desviar por uma variedade de razões, incluindo:
Disputas de patentes
Resultados do ensaio clínico
Ganhos incertos
especulação
Uma vez que um arbitrager de volatilidade estimou a volatilidade realizada no futuro, ele ou ela pode começar a procurar opções onde a volatilidade implícita seja significativamente mais baixa ou maior do que a volatilidade prevista para o título subjacente. Se a volatilidade implícita for menor, o trader pode comprar a opção e hedge com o título subjacente para fazer uma carteira delta neutra. Da mesma forma, se a volatilidade implícita for maior, o trader pode vender a opção e hedge com o título subjacente para fazer uma carteira delta neutra.
O comerciante então realizará um lucro no comércio quando a volatilidade percebida do título subjacente se aproximar de sua previsão do que é a previsão do mercado (ou volatilidade implícita). O lucro é realizado a partir do comércio através da re-hedging contínua necessária para manter a delta carteira neutra.
Outros Tipos de Arbitragem
Há muitos outros tipos de arbitragem que se desenvolveram nas últimas décadas. Estes incluem redes neurais e negociação de alta freqüência. Vamos dar uma olhada nessas estratégias e ver como elas representam o futuro da negociação de arbitragem:
Redes neurais . As redes neurais estão se tornando cada vez mais populares na arena de arbitragem estatística devido à sua capacidade de encontrar relações matemáticas complexas que parecem invisíveis para o olho humano. Estas redes são modelos matemáticos ou computacionais baseados em redes neurais biológicas. Consistem em um grupo de neurônios artificiais interconectados que processam a informação usando uma aproximação connectionist à computação; Isso significa que eles mudam sua estrutura com base na informação externa ou interna que flui através da rede durante a fase de aprendizagem. Essencialmente, redes neurais são modelos de dados estatísticos não-lineares que são usados para modelar relações complexas entre entradas e saídas para encontrar padrões em dados. Obviamente, qualquer padrão nos movimentos de preços de títulos pode ser explorado com fins lucrativos.
Negociação de alta freqüência. Negociação de alta freqüência é um novo desenvolvimento que visa capitalizar sobre a capacidade de computadores para executar rapidamente transações. As despesas no setor de comércio cresceram significativamente ao longo dos anos e, como resultado, há muitos programas capazes de executar mais de 3.000 negócios por segundo. Agora que a maioria das oportunidades de arbitragem estatística são limitadas devido à concorrência, a capacidade de executar rapidamente negócios é a única maneira de escalar os lucros. Redes neurais cada vez mais complexas e modelos estatísticos combinados com computadores capazes de reduzir números e executar negócios mais rapidamente são a chave para lucros futuros para os árbitros.
Papel nos Mercados
A arbitragem estatística desempenha um papel vital na prestação de grande parte da liquidez no dia-a-dia nos mercados. Ele permite que os grandes comerciantes de blocos para colocar seus negócios sem afetar significativamente os preços de mercado, reduzindo simultaneamente a volatilidade em questões como American depositary receipts, correlacionando-os mais de perto com suas ações mãe.
A arbitragem estatística também causou alguns problemas importantes, entretanto. O mais evidente foi o colapso da Gestão do Capital a Longo Prazo, que quase deixou o mercado em ruínas. A fim de lucrar com esses pequenos desvios de preços, é necessário assumir alavancagem significativa. Além disso, como esses negócios são automatizados, existem medidas de segurança embutidas. No caso da LTCM, isso significava que iria liquidar em um movimento para baixo; O problema era que as ordens de liquidação da LTCM só desencadearam mais ordens de venda em um horrível ciclo que só terminou com a intervenção do governo. Lembre-se, a maioria das falhas de mercado de ações surgem de problemas com liquidez e alavancagem - a própria arena em que operadores estatísticos operar.
Conclusão
A arbitragem estatística é uma das estratégias de negociação mais influentes jamais concebidas, apesar de ter diminuído ligeiramente em popularidade desde a década de 1990. Hoje, a maioria de arbitragem estatística é conduzida através de negociação de alta freqüência usando uma combinação de redes neurais e modelos estatísticos. Não só essas estratégias geram liquidez, mas também são em grande parte responsáveis pelos grandes acidentes que vimos em empresas como a LTCM no passado. Enquanto as questões de liquidez e de alavancagem forem combinadas, isso provavelmente continuará tornando a estratégia que vale a pena reconhecer mesmo para o investidor comum.
Comments
Post a Comment